sexta-feira, 15 de abril de 2016

Depressão

Atualmente, a depressão afeta muitas pessoas em Portugal, desde que a crise económica chegou cá, o número de pessoas com depressão, infelizmente, aumento. Certamente, esta doença afeta direta ou indirectamente a todos nós, tu sofres ou já sofreste de depressão ou alguém muito próximo de ti.
E sim, depressão é uma doença, é preciso acompanhamento médico e psicológico, e muitas das vezes também medicação. Esta doença não deve ser tratada com subtileza, é grave, e que pode levar a outros problemas de saúde (físicas e mentais), como anorexia, insónias, fobias, perdas de memória. Não trates esta doença como algo passageiro, esta doença pode levar anos a ser diagnosticada e tratada. Existe a depressão mascarada, a pessoa tem a doença, ela está lá mas há primeira vista não se nota, é preciso ir aos pequenos detalhes para ser detetada, muitas vezes nem o próprio doente aprecebesse da doença, fica atento aquele famíliar ou amigo que está constantemente desanimado e sem vontade de fazer alguma coisa que goste, pode não ser só apenas "mau feitio" ou cansaço do trabalho.
Eu falo isto por experiência própria, eu já sofri de depressão, e digo mais é doloroso. Tive constantemente pensamentos suicídios. Tive que voltar a psicóloga e tomar medicação durante mais ou menos um ano. Não foi fácil mas com o apoio da minha família e amigos consegui ultrapassar, felizmente. Mas eu não desejo esta doença para ninguém, é mau demais.
Sejam fortes, sejam corajosos. Há sempre alguém que vos ajude, procura ajuda ou tenta ajudar nem sempre a pessoa é capaz de reconhecer aquilo que tem. Não deixes que esta doença abale muitas mais pessoas.
Se cuidem. Beijo bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Primavera e alergias

Se tu não sabes ficas a saber o quanto eu gosto de reclamar. Principalmente, quando começa a fazer algum calor e as alegrias vêm. Eu simple...